Seguidores

31 de agosto de 2011

Um desenho que me infuenciou




tinha 5 anos e passava uns dias em Curuçá, município paraense


onde minha tia Esmeralda morava. Na varanda da casa antiga


estava o quadro de 70cmX50cm. Estampava caricaturas de


personagens da sociedade local. Ficava a admirar aquele desenho,


as caras das figuras. Minha tia descrevia todas as situações


expostas pelo traço primoroso do desenhista. E era assim; todas


as vezes que ía a Curuçá, ficava admirando e descobrindo novos detalhes


do quadro. Talvez tenha sido a minha grande influência para o


desenho de humor. Muitos anos depois, já cartunista, minha tia


faleceu e deixou, enrolado tal um pergaminho, esse desenho pra mim.

Presentaço.

Biratan















14 comentários:

Rocio Rodi disse...

Que bela história, Ubiratan!
A tia tinha muita sensibilidade e visão de futuro. Deus a abençoe e a ti que soube reconhecer-se nos traços, no humor, no processo comunicativo de mexer com muita gente... nos fazendo re-olhar a vida através da sua arte.
Abraços!

Paulo Setúbal disse...

Bira do céu, que passagem linda em sua vida, hem, cara?! E certamente que este cara, que pelo jeito você não descobriu quem é, teve fundamental importância na sua escolha para se tornar o dedicado cartunista que hoje você é.Quanto ao desenho, que massa. A justiça, gente de duas caras, alguém tirando leite da vaca gora, pessoas chorando na contramão e o escambau. O cara mandava bem, irmão.

CRISTINA SÁ disse...

BIRA,
UMA RELÍQUIA!
FIQUEI IMPRESSIONADA COM O DESENHO.
ESTIVE REPARANDO NOS DETALHES.
AS HISTÓRIAS ALI CONTIDAS DARIAM
UM LIVRO OU UMA NOVELA. VOCÊ NÃO ACHA?
UM GRANDE ABRAÇO,
CRISTINA SÁ do blog:
http://cristinasaliteraturainfantile
juvenil.blogspot.com

CRISTINA SÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cartoon by Biratan disse...

Meus caros amigos:
Fico contente que perceberam a riqueza do desenho desse artista. O quanto o seu traço falava pelos retratados .
abs. Bira

Dodó Macedo disse...

Que beleza, cumpadi Biratan.
Vendo o quadro em tamanho reduzido, pensei em Steinberg.
O desenho naif é mesmo o mais eloquente, caro amigo.
E viva tua tia! (E o autor também).

Paulo Setúbal disse...

Birinha, meu rei, acho que no fundo o que todos os que comentaram sobre esta postagem no fundo celebram mesmo é o fato de este desenho,este artista tê-lo impressionado tanto a ponto de você seguir-lhe a correta senda e hoje nos brindar com cartuns que nos dão a todos nós a mesma impressão maravilhosa que você sentia ao ver este desenho tornado relíquia e valiosa herança.

Cartoon by Biratan disse...

Meus caros Dodó e Setubaluarte. É isso aí.
Podiam conseguir os endereços completos dos:Teresina: Jota A e Paulo Moura. Salvador: Nildão e Valtério.

Zé Roberto Graúna disse...

Oi, Biratan! O encontro foi ótimo, apesar de algumas ausências. Gostei de tudo... Dos colegas presentes, do local, dos livros, do papo, enfim... Foi uma ótima tarde. Sempre que o amigo estiver no Rio de Janeiro nos avise para outros encontros.
Conforme falei com você lá no encontro, todas as fotos que fiz lá estão à sua disposição. Ok? Grande abraço!

Cartoon by Biratan disse...

Claro, Zé. Assino em baixo. Belo encontro. Foi perfeito. Por aqui na nossa Belém, conte com a gente.
Abraço. Bira

Rose Araujo disse...

Foi bem legal, Biratan, ter te conhecido.
Parabéns pelo livro.
bjs
:)

Cartoon by Biratan disse...

Oi, Rose.
Prazer reciprocuo Rose. Grande simpatia e talentosa colega.

Bira disse...

Biratan, meu cumpadi, meu xara', meu amigo, que prazer te reencontrar em Sampa, MUITOS PARABENS pelo Premio HQ Mix. Adorei teus livros, o do Verde que some do arco-íris e' genial. Vc merece MUITOS prêmios mesmo!
Grande abraco

Cartoon by Biratan disse...

Grande Bira, meu xará.
Admiro seu belo trabalho no humor gráfico e essa incansável produção sua.
Foi um grande prazer esse encontro no HQMix. Que venham outras vezes.
abs. Biratan